Desde o início da pandemia de COVID-19, o Bandcamp criou dias em que o dinheiro de qualquer compra efetuada no site vai 100% para as bandas e selos. Sexta 03 de Julho foi um destes dias.
Já é o 4º ou 5º dia sem taxas que o Bandcamp promove e os artistas e selos começaram a se tocar que esse é um excelente dia para lançar novidades. E a maioria dos lançamentos são exclusivos do Bandcamp, ou seja, você não vai encontrar no streaming (Spotify, Apple, Deezer, etc)
Como foi uma enxurrada de coisas bacanas e a gente resolveu listar algumas para vocês:
Uma das minhas bandas preferidas, Peel Dream Magazine, lançou um EP com 6 músicas
Essa banda (foto acima) é um sonho – o 2º álbum deles, “Agitprop Alterna” saiu em Abril deste ano e é a mistura mais perfeita até agora de my bloody Valentine e Stereolab.
Um novo EP chamado “Moral Panics” com 6 músicas inéditas saiu neste 03 de julho no Bandcamp e não vai estar disponível em nenhuma plataforma de streaming antes de 10 de julho.
As faixas são mais calminhas, lembram os lados B dos EPs do my bloody Valentine. Por algum motivo obscuro, a banda não liberou o código para que eu postasse o player do EP aqui mas você pode ouvir clicando nesse link.
Fawns of Love – Someday (Robin Guthrie version)
A dupla shoegaze de LA, Fawns of Love teve uma das faixas de seu LP de estreia “Permanent” remixada por ninguém menos que o produtor, multiinstrumentista e guitarrista do Cocteau Twins, Robin Guthrie. O resultado é um luxo.
Reptaliens regravou Daft Punk e Peter Bjorn & John
Outra dupla, essa de Portland, lançou duas versões: uma para “Something About Us” do Daft Punk junto com Klaus Johann Grobe e outra para o hit “Young Folks” do Peter Bjorn & John gravada junto com o STRFCKR. Essa última ficou sensacional, se equipara a original! Se você comprar, toda grana vai para uma instituição de Portland que defende os direitos de mulheres negras chamada Brown Girl Rise.
Uma pá de gente fazendo versões também, só que mais inusitadas
O trio de Atlanta, Georgia, OMNI, resolveu gravar versões também. Só que as escolhas foram mais estranhas: Billy Joel e 10cc. E a grana também vai para uma instituição, neste caso a NACCP, que é uma das principais responsáveis pela campanha Black Lives Matter. Vale a pena ouvir. Se você não conhece o OMNI, saca essa matéria que a gente fez com 10 novas bandas pós punk.
Sophie Allison, aka Soccer Mommy, liberou também no Bandcamp a parte final da Soccer Mommy & Friends Singles Series. Após lançamentos com Jay Som, Beabadoobee e Gentle Dom (aka Andrew VanWyngarden of MGMT) SASAMI e Soccer Mommy compartilharam versões de “Drive” do The Cars e “Toxicity”, do System of a Down
A Sasami tocando System of Down
Radio Dept fazendo cover de girl-group dos anos 60
O Radio Dept também resolveu aderir às versões e gravou “You’re Lookin’ at My Guy” da banda The West Winds, originalmente lançado em 1964. Como essa versão saiu também em vinil 7″, no lado B, a inédita “Could You Be The One” (não, não é Hüsker Dü)
BDRMM aproveitou para lançar álbum novo hoje
O quarteto noise BDRMM, de Hull, Inglaterra, lançou seu debut hoje. Se chama “Bedroom”, tem 10 músicas e vai agradar em cheio que gosta de Jesus & Mary Chain, Cure e Slowdive. Esse não é exclusivo do Bandcamp, você também pode ouvir nos serviços de streaming.
Andy Bell, do Ride, lançou seu primeiro single solo em fita cassete e digital, via Bandcamp
As duas músicas de “Plastic Bag” lembram mais Spiritualized e Spacemen 3 mas são o primeiro single solo de Andy Bell, guitarrista do Ride. A música saiu originalmente no Singles Club do selo Sonic Cathedral e agora ganham versão em cassete single com edição limitada. Esse single só vai para o streaming a partir de 10 de julho.
Se você não conhece, o Bandcamp é um site muito bacana para bandas criarem páginas simples para divulgar sua música. Não é um serviço de streaming ou player como Spotify, então você tem que saber o link da banda que está procurando.
Para as bandas é super prático: basta criar sua página, subir as músicas e colocar pra vender. Bandas podem vender somente arquivos digitais mas também merchandise. Todos os valores pagos vão direto para os artistas ou selos, com o Bandcamp tirando uma pequena porcentagem.
A gente tem uma página do midsummer madness lá: http://midsummermadness.bandcamp.com – Apesar de não ter o nº de plays dos serviços de streaming, a grana que o Bandcamp gera, com pessoas pagando o quanto acham que vale (pague quanto quiser), é muito maior do que a receita do Spotify, Apple, Deezer e YouTube juntos.
Então, se você gostou destas dicas, vai lá e compre a músicas das bandas. Mas não compre para dar uma força não, ok? Compre porque você gosta.