Até hoje me lembro de como os discos do Unrest e Air Miami soavam tão diferentes do resto das coisas que eu ouvia lá pelos idos de 1992 e 1995… O selo no verso daqueles discos era ainda mais intrigante: Teen Beat.
Essa logomarca que parece feita à mão permanece até hoje, e completou junto com o selo, 35 anos de vida. O guitarrista e vocalista do Unrest, Mark Robinson criou o selo em 1984 quando ainda estava na high school, em Virginia. O primeiro lançamento saiu em 1985: uma fita cassete chamada “Extremism in the Defense of Liberty is No Vice”, com 6 bandas, incluindo Unrest e Section 25.
A Teen Beat sempre esteve muito ligada às bandas pop de Washington, uma cidade mais conhecida pelos lançamentos hardcore, da Dischord Records. Só que as bandas da Teen Beat sempre pareceram mais conectadas a selos como K Records (de Calvin Johnson, do Beat Happening) e o britânico Sarah Records. Robinson, além de tocar nas seminais Unrest e Air Miami, também teve outras bandas como Tiger Banana, the Project, Flin Flon, além de lançar seus discos solo.

Uma das curiosidades da Teen Beat é seu catálogo, que se assemelha ao da Factory Records (de Manchester): Robinson designa códigos de lançamentos para qualquer coisa relacionada ao selo, de incluindo um banquete de aniversário, canetas, estagiários, o primeiro empregado com carteira assinada, escritório e até mouse-pads.
Pesquisar os mais de 500 itens lançados pela Teen Beat é super divertido. Você tem que ir no site deles, clicando aqui. Depois, no menu, acesse INDEX e clique na lupa que fica do lado superior direito. Dai você vai ver a lista completa de artistas e é só sair clicando. A opção de clicar nos números da coluna da esquerda permite a visualização item a item.

Quando você clica numa página do catálogo, como por exemplo esta da banda Velocity Girl, abre-se um verdadeiro tratado sobre o artista ou disco. Dá uma olhada na riqueza de detalhes sobre o álbum “Imperial ffrr” do Unrest: tem local de gravação, datas, lista de videoclipes, diferentes edições lançadas, aonde foram prensadas e até o tipo de fonte usada na capa!
Entre as dezenas de bandas desconhecidas, a Teen-Beat lançou discos do Tuscadero, Bossanova, Gastr Del Sol, Versus, Cath Carrol. Alguns destaques:
do álbum “Imperial ffrr” de 1992
do álbum “Me.Me.Me.” de 1995
do EP “Deep Red” de 1996
do EP “Bossanova” de 1997
Além destes nomes, o catálogo da Teen Beat traz lançamentos inusitados como o álbum “Pup Tent” do Luna, um split single do Unrest com o Stereolab e músicas do Bratmobile e Velocity Girl espalhadas em coletâneas.
Se você ficou curioso e quer conhecer mais, uma coletânea muito boa é essa “1996 Teenbeat Sampler” que traz uma das minhas faixas favoritas do catálogo da Teen Beat: “Hide & Seek” da banda 60s Feminine Complex (foto que ilustra esta matéria).
Para comemorar os 35 anos, essa semana começa uma turnê pela Europa exibindo um documentário sobre o músico Butch Willis chamado “Amateur on Plastic” com shows do fundador do selo Mark Robinson e da banda Cotton Candy.