Faz um tempo eu comecei a juntar as covers (ou versões) que eu gostava numa playlist.
E isso é só 1/3 do que eu venho guardando. Salve a playlist porque eu vou adicionar o restante aos poucos.
A ideia é listar covers gravadas por bandas que eu gosto. As versões podem ser de outras bandas legais, tipo indie fazendo cover de indie, ou não (com todo meu desdém ao termo “indie”). A ordem das músicas na playlist não tem uma razão específica. Mas para atiçar sua vontade de ouvir, aqui vão alguns destaques.
AS CLÁSSICAS
Nesta playlist estão as covers clássicas como Teenage Fanclub (foto acima) tocando “Like a Virgin” da Madonna; Slowdive tocando “Some Velvet Morning” do Lee Hazlewood; Sonic Youth tocando “Superstar” dos Carpenters e “Into the Groove” da Madonna; Pixies tocando “Head On” do Jesus and Mary Chain; Lemonheads e a sua versão de “Mrs Robinson” do Simon & Garfunkel; Dinosaur Jr. e sua exproriação de “Just Like Heaven” do Cure; The Fall tocando “Victoria” dos Kinks; Siouxsie & The Banshees tocando “Dear Prudence” dos Beatles; Nirvana revelando Vaselines pro Mundo com “Molly’s Lips” e várias outras.
JURA QUE ISSO É COVER?
Mas estão também as músicas que eu não sabia que eram covers quando ouvi pela primeira vez, como por exemplo “Drivin’ on 9” do Ed’s Redeeming Qualities (foto acima) que as Breeders gravaram para o Last Splash; “Nic Fit” do Untouchables que aparece no Dirty do Sonic Youth; a balada disco “You Can Have it All” de George McCrae; o mesmo que compôs “Rock Your Baby”, e que eu ouvi pela primeira vez no divagante And Then Nothing Turned Itself Inside Out do Yo La Tengo; ou “My Little Corner of the World” também regravada pelo Yo La Tengo mas que não é deles; ou “Chunks” que não é do Dinosaur Jr., ou “Hey Hey Helen” que não é do Lush; “Golden Lights” que não é do The Smiths; e até coisas mais obscuras como “You Think You’re a Man” que eu jurava que era dos Vaselines, mas não é.
Vai me dizer que você sabia que todas estas não eram originais quando ouviu pela primeira vez?
Abobalhado, tô preparando uma outra playlist chamada Originais onde vão entrar estas “descobertas” tardias. Stay tuned!
NEIL YOUNG, DAVID BOWIE, BEATLES E OS MEDALHÕES
A informação é imprecisa mas não é preciso (sic) duvidar muito se a “internet” te diz que Beatles é uma das bandas mais versionadas do planeta, né? Na minha playlist tem Teenage Fanclub, Breeders, Enzzo (banda que o mmrecords lançou) e Siouxsie & The Banshees relendo o quarteto de Liverpool. Ficando nos medalhões, listei também as versões de Neil Young que Pixies, Loop (foto) e Close Lobsters fizeram respectivamente de “Winterlong”, “Cinnamon Girl” e “Hey Hey My My into the Black.”
Bowie tem versões famosas como a que o Bauhaus fez para “Ziggy Stardust” em 1982 para o álbum “The Sky’s Gone Out”; “Young Americans” pelo The Cure; “The Man Who Sold the World” em versão acústica pelo Nirvana; e outras menos badaladas mas tão boas quanto como “Heroes” pelo Magnetic Fields, “Life on Mars” pelo Flaming Lips e “Ashes to Ashes” do Warpaint.
Outro medalhões regravados que entraram na minha playlist são Led Zeppelin (refeito por La Sera), The Doors (regravado por The Cure e Raveonettes), Pink Floyd (por Teenage Fanclub e Love & Rockets ), Rolling Stones, que também deve ter milhares de regravações, incluindo “Gimme Shelter” do Sisters of Mercy, além de Can, Beach Boys, Simon & Garfunkel, Marvin Gaye, Kinks e Jimi Hendrix.
THE CURE, THE SMITHS, NEW ORDER
Versões de bandas dos anos 1980 existem aos montes. “Bizarre Love Triangle” do New Order teve uma versão famosa lançada em 1992 pela dupla Frente! que eu não inclui porque, na mesma linha acústica, vocal fofo, a versão do Even As We Speak é melhor. Ainda no New Order, temos também a versão de “Love Vigilantes” que o Driving Music (outra banda do mmrecords) fez.
Outra unanimidade da década de 1980, o The Smiths, foi por muito tempo considerado “incopiável” mas já na década de 2000 as covers começaram a aparecer. Talvez a primeira mais famosa foi “Bigmouth Strikes Again” acelerada pelo Placebo. Antes deles, o Everything But the Girl já havia feito uma versão acústica para “Back To The Old House” e depois The Lucksmiths (foto) regravou “There’s A Light That Never Goes Out”.
Já com The Cure nunca houve muita cerimônia, as versões são abundantes como Grape Storms (mmrecords) mantendo a doce melancolia em “A Letter to Elise” mas a minha surpresa foi ouvir o Paul Anka tocando “Lovecats” no maior climão de buatchi.
VERGONHA ALHEIA DESFEITA: AS POWER BALLADS
Não sei se vocês conhecem o termo power ballad. Eu nem sei se é algo oficial mas eu entendo power ballad como umas músicas pop dramáticas que tocavam bastante em rádios AM e de soft rock. Tipo “Wicked Game” do Chris Isaak que na minha playlist ganhou destaque com o Giant Drag (foto). Ou então “Total Eclipse of the Heart” da Bonnie Tyler refeita pelo Boyracer.
Entendeu a vergonha alheia desfeita? “Total Eclipse of the Heart” é uma das músicas que eu, você, todos nós cantamos escondidos. Mas dai quando o Boyracer regrava, fica tudo liberado. Pode admitir.
Nessa linha, o Everything But the Girl regravou “Time After Time” da Cindy Lauper; Flaming Lips regravou “Can’t Get You Out of My Head” da Kylie Minogue; Grandaddy regravou “Love Hurts” do Nazareth; Postal Service regravou “Against All Odds” do Phil Collins e o Lucksmiths, eles de novo, regravaram “I Started A Joke” dos Bee Gees (mas vamos combinar que a versão do Faith No More é tão boa quanto, ou melhor). E claro que teve o Weezer resgatando das trevas “Africa” do Toto.
NÃO QUERO ESTRAGAR A SURPRESA MAS…
Tem mais um monte de coisa maluca nessa playlist. Tem um monte de banda brasileira, várias do mmrecords por causa da coletânea de 35 anos que lançamos em 2024 intitulada “Not Like You”. São 65 covers feitas por 53 bandas. Se você ainda não ouviu, tá tudo aqui ou ali embaixo.
Algumas covers me pegaram de surpresa tipo Nick Cave tocando “Disco 2000” do Pulp; ou Belle & Sebastian refazendo “Crash” dos Primitives; Chapterhouse (foto) tocando “Losing Touch With My Mind” do Spacemen 3; Ride tocando Pale Saints, whenyoung regravando The Cranberries e por ai vai.
Mas eu não vou contar tudo para não estragar a surpresa. Espero que vocês se divirtam ouvindo como eu me diverti montando. Mandem as sugestões de vocês e sigam a playlist porque eu vou acrescentar mais covers que eu for achando.