As coisas não vão bem. Dá para sentir no ar. E isso não depende do seu ponto de vista, ou em quem você votou na última eleição; o Mundo caminha para algo tenebroso, seja você de esquerda, direita ou centro.
Alguns documentários recentes ajudam a ter um entendimento melhor do que anda acontecendo. Nossa sugestão é que você assista a todos. Mais uma vez: mesmo você que tem ódio do PT, ou do Bolsonaro; por favor assista.
The Cleaners
documentário produzido pela Grifa Filmes (Brasil) em parceria com a Gebrueder Beetz (Alemanha) investiga empresas responsáveis pela filtragem de conteúdos publicados nas redes sociais. Os “limpadores” são funcionários que precisam decidir se mantém ou deletam todo tipo de conteúdo possivelmente ofensivo. Estas pessoas trabalham em segredo para empresas do Sudeste Asiático, terceirizadas para Facebook e Google, principalmente.
Exibido com exclusividade no Brasil pela PlayTV, o documentário foi indicado para o 40º Annual News & Documentary Emmy Awards, concorrendo na categoria Documentário de Ciência e Tecnologia. O filme também entrou na lista de pré-indicados para concorrer ao Oscar na categoria de documentários em 2019 e ganhou prêmios no “Prix Europe”, de Melhor Documentário Europeu (2018) e de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Moscou.
Para assistir:
PlayTV (numeração de canais):
dias 27/07, 17/08, 07/09, 05/10, 02/11, 23/11, 14/12 e 28/12
horário: 21h
Privacidade Hackeada (The Great Hack)
documentário que investiga os bastidores do escândalo Cambridge Analytica e mostra como o Facebook está envolvido até as entranhas em negociações que usam dados dos usuários para desequilibrar eleições em diversos países. Um modo de pensar atribuído a Steve Bannon (ex-assessor político e estrategista-chefe de Trump) neste documentário é assustador: para instaurar uma nova sociedade, você precisar quebrar a atual, dividir e conquistar.
Para assistir:
Netflix
Brexit: The Uncivil War
ficção baseada em fatos reais, conta a estória de Dominic Cummings (interpretado por Benedict Cumberbatch, o Dr. Estranho de “Vingadores: Ultimato”; e a voz de Satã em “Good Omens”), estrategista que comandou a campanha “Leave” no plebsicito de 2016. Filme mostra como dados da Cambridge Analytica influenciaram o referendo. Produzido pelo Channel 4 inglês, o filme foi lançado no começo de 2019 e está sendo exibido no Brasil pelo canal HBO Max
Para assistir:
HBO Max
dia 29/07 – 11h20
Como qualquer documentário, a imparcialidade total é simplesmente impossível; a natureza humana é parcial. Mas duvido que depois de absorver e processar todas estas informações, você, bolsominion ou esquerdopata, ache que está tudo bem.