O Teenage Fanclub anunciou hoje a data de lançamento do seu décimo álbum de estúdio, “Endless Arcade”: 5 de março de 2021. O álbum vai sair pelos selos PeMa (da própria banda) no Reino Unido e Europa, e Merge Records nos EUA.
O título do álbum foi tirado de uma das faixas do disco. Com 12 músicas, metade escrita po Raymond McGinley e a outra metade por Norman Blake, a nova faixa liberada hoje, “Home”, abre o álbum.
A banda revelou também em newsletter enviada hoje a fãs que “Endless Arcade” estava virtualmente terminado quando o lockdown foi anunciado. Então é apenas coincidência que o disco novo comece com “Home”, já que todos tem que ficar trancados em casa. Vivendo no Canadá há 10 anos, a busca por uma casa parece um bom assunto para Norman: “Sem entrar em detalhes, os últimos dezoito meses foram desafiadores para mim em um nível emocional”, escreveu Norman na mesma newsletter aos fãs, “e tem sido catártico canalizar alguns desses sentimentos e emoções para a música”.
O primeiro single saiu em Fevereiro de 2019, um pouco depois da saída de Gerard Love. “Everything Is Falling Apart” escrita por Raymond. Na época parecia se referir a saída de Love, e atualmente, vale lembrar que a música foi escrita muito antes do COVID-19 chegar. Segundo Raymond, não há inspiração política ou social na faixa, apenas a percepção que “no universo tudo eventualmente decai“.
A formação que gravou “Endless Arcade” é Raymond, Norman, Dave McGowan no baixo, Francis Macdonald na bateria e Euros Childs nos teclados, em seu primeiro álbum inteiro do Teenage Fanclub.
Tracklist
1. Home
2. Endless Arcade
3. Warm Embrace
4. Everything Is Falling Apart
5. The Sun Won’t Shine On Me
6. Come With Me
7. In Our Dreams
8. I’m More Inclined
9. Back In The Day
10. The Future
11. Living With You
12. Silent Song
“Endless Arcade” já está em pré-venda neste link.
O álbum será lançado em diferentes formatos:
– somente na loja da banda, uma edição limitada em vinil verde translúcido incluindo uma impressão de arte autografada de 12 “x 12” (apenas 1000);– somente para a Merge Records (EUA), vinil rosa translúcido limitado
– somente para ROUGH TRADE, uma tiragem limitada de vinil transparente
– Vinil preto
– CDs autografados
– tiragem limitada em cassete