Uma versão para a música “Fun House” dos Stooges feita pelo Wylde Ratttz, uma superbanda criada em 1997 pelo diretor de cinema Todd Haynes, estava escondida há mais de 20 anos, e finalmente foi lançada no Bandcamp.
O Wylde Ratttz era composto por Ron Asheton do Stooges, Thurston Moore e Steve Shelley do Sonic Youth, Mark Arm do Mudhoney, Mike Watt dos Stooges e Minutemen, Sean Lennon, Don Fleming e Jim Dunbar. Eles foram recrutados pelo diretor Todd Haynes para gravar a trilha sonora de seu filme, o excelente “Velvet Goldmine”.
A versão do Wylde Ratttz para “Fun House” foi publicada no Bandcamp para comemorar o 50º aniversário da música.
Com 12 minutos de duração, a versão traz Asheton, Moore, Watt, Shelley, Arm, bem como o saxofonista Sabir Mateen. E adivinha quem faz as vezes de Iggy Pop? Mark Arm, claro.
A intenção de liberar a música agora, além de comemorar os 50 anos de “Fun House”, tem outra causa nobre: a Wylde Rattt vai direcionar a receita para a Ron Asheton Foundation, que foi criada em homenagem ao falecido guitarrista dos Stooges, e que tem como objetivo de “dar voz às duas maiores paixões de Asheton, os animais e a música”.
Ron Asheton faleceu em 2009. O Sonic Youth acabou em 2011.