Top 5 imperdível
- As estrelas cadentes em Caraíva
- Descer o Rio Caraíva de bóia
- Praia do Espelho
- Trancoso
- Abrir o portão das fazendas para chegar em Trancoso
Top 5 passável
- Itaúnas (as dunas são lindas, mas a cidade é muito cheia de playboys mal-educados e, consequentemente, muito suja)
- Os pacotes de reveillon das pousadas que, mesmo com vagas, não aceitam que você se hospede só por 1 dia)
- A consumação mínima de um quiosque na Praia do Espelho. Sério.
- A Pousada Lagoa – única que a gente reservou na viagem toda e que parecia bem legal – que esqueceu da nossa reserva e nos realocou em uma pousada muito fuleira
- As péssimas condições das estradas
O roteiro:
dia 1: Rio-Anchieta (optamos por sair da BR-101 depois de Campos dos Goytacazes – RJ – e tentar ir pelo litoral, com estradas piores mas mais bonitas. Quando você passar por Travessão, sai da 101 e vá para Itabapoana e Marataízes. São 430 km)
dia 2: Anchieta-Itaúnas (prefira seguir pela Rodovia do Sol, via Guarapari. Mais uma vez você evita a 101 e tem paisagens mais bonitas. Depois de Vitória você terá que encarar a 101 até São Mateus e dai entrar para Conceição da Barra. São 355 km)
dia 3: Itaúnas-Trancoso (aqui existem dois atalhos muito bacanas. 1 – em vez de voltar pela ES 209 para Pedro Canário ou para Conceição da Barra, atravesse a ponte em direção às dunas e siga pela estrada de terra em direção a Reserva Biológica do Córrego Grande. Você vai economizar 70 km de estrada, evitará o trânsito da 101 por um tempo, e de quebra vai passar pelo meio de uma reserva florestal. A estrada era de terra em 2013 mas tão boa que em determinado momento estávamos a 120 km/h. Depois, de volta a 101, na altura de Itabela, pegue a BA 283 em direção à Caraíva. Mais uma estrada de terra perfeitamente trafegável, passando por dentro de fazendas, abrindo porteiras, atravessando pontilhões, com campos muito bonitos até o mar de Caraíva despontar na sua frente. Resista e siga para Trancoso. 365 km)
dias 4 e 5: Trancoso
dia 6: Arraial d’Ajuda
dia 7: Caraíva
dia 8: Caraíva
dia 9: Caraíva-Vitória (pra voltar mais rápido, o caminho é a infernal BR-101, não tem jeito)
dia 10: Vitória-Rio
O que levamos:
Guia Praias (2008), barraca de acampar (que não usamos), guarda-sol, muito protetor solar, Absinto (para o reveillón!), iPod, dock de iPod
Melhor rango:
Muquequinha de camarão no Quiosque do Pitanga, em Anchieta. Achamos tudo meio fuleiro em Anchieta, mas a muquequinha era incrível e a cerveja geladíssima!!!
Melhor estadia:
Bristol Praia do Canto, em Vitória. A gente prefere umas pousadinhas mais autênticas, mas depois de um dia inteiro comendo poeira em estrada de terra, esse hotel tinha tudo que a gente queria: serviço de quarto, chuveiro com pressão e cama confortável. Salvou o dia.
Músicas tudo a ver:
And your bird can sing (Beatles), You do something to me (com a Ella Fitzgerald), Ricardo (Pelvs)
Entre 2013 e 2014, Rodrigo e Tatiana Lariú acharam que podiam ter um blog de viagens. Ele chegou a existir mas nunca foi divulgado: Packlisting. Resolvemos pegar os pequenos textos e fotos lá publicados e colocá-los aqui