Uma das letras mais bacanas dos últimos tempos está neste 14º disco do of Montreal: “It´s Different For Girls” (letra aqui). Só ela já seria suficiente para dar uma excelente nota para “Innocence Reaches” mas o álbum tem mais a oferecer. Depois de flertes com o rock setentista nos dois álbuns anteriores, Ken Barnes volta a viajar pelo glam rock e a psicodelia dos melhores álbuns do of Montreal: “Satanic Panic in the Attic” e “Hissing Fauna, Are You the Destroyer?”
O clima festivo de uma discothèque em “Let´s Relate” abre o disco com uma mistura altamente dançante de Kraftwerk, Erasure e Gary Numan e continua com a excelente “It´s Different For Girls” que deveria bombar em qualquer pixxxta, exceto aquelas onde os rapazes ainda puxam as meninas pelos cabelos. O álbum ainda tem mais dessa disco-psicodélica em “Ambassador Bridge”,
Em seguida, um jeitão meio brit-pop de Pulp misturado com T-Rex aparece em “Gratuitous Abysses” e mais adiante em “Les Chantes de Maldoror”. “My Fair Lady”, também um dos destaques do disco, começa como se fosse “Arnold Layne” do Pink Floyd e termina animadinha com a letra soturna. Lá na frente, “Nursing Slopes” segue pelo mesmo caminho.
“A Sport and a Pastime” não vai te fazer rebolar até o chão, mas é bacana ouvir alguém que começou no coletivo Elephant Six (o mesmo de Neutral Milk Hotel, Elf Power e Apples in Stereo) abusando dos sintetizadores e trejeitos do pop atual. Pra simplificar, eu diria que esse é o trap do álbum mas quando vocês ouvirem vão perceber meu exagero.
“Innocence Reaches” só não é um álbum excepcional porque é longo. Daí, da 8ª música em diante, cansa um pouco mas Barnes não entrega nada que comprometa. Vira aquela trilha sonora de fundo, que é agradável mas que não gruda. Última dica: se você estiver na fossa, procure as letras e escute “Def Pacts”.
Filhote do coletivo Elephant Six, Ken Barnes entrega o 14º álbum do of Montreal com algumas pérolas e um recheio mediano