O Bandcamp instituiu dias onde todo dinheiro das vendas no site vai 100% para os artistas. Vendas de produtos físicos ou de áudio digital não tem desconto em determinados dias, normalmente algumas sextas-feiras. Sexta passada, 02/10, foi mais um dia desses.
A gente separou algumas coisas bacanas que pintaram no nosso radar para você conferir.
Pool Holograph – Love Touched Time and Time Began to Sweat
Álbum novo do quarteto de Chicago (foto acima) que pode agradar a fãs de Pavement, The Fall e Sonic Youth. Inicialmente um projeto solo do guitarrista e vocalista Wyatt Grant, o Pool Holograph virou um quarteto a partir do 2º álbum, “Transparent World” lançado em 2017. Comece pela 3ª faixa, “Figure and Ground”, que tem a participação de uma vocalista não creditada que lembra demais a Kim Gordon. Dai pra frente, vibes de Television, Slint e Replacements. Um ótimo disco.
Polvo – Shapes
Polvo é aquela banda de Chapel Hill, cidade do Superchunk e da Merge que surgiu em 1990. “Shapes” é o 4º álbum deles, lançado originalmente em 1997 pela Touch & Go. Esse foi o disco que fez a banda se separar no final dos anos 90. Um pouco do math-rock original mas com umas viajações mais post-rock. Um bom disco ainda assim, pela primeira disponível no Bandcamp.
Swervedriver – I Wasn’t Born to Lose You
O 5º álbum de estúdio do quarteto noise britânico, originalmente lançado em 2015, também apareceu pela primeira vez no Bandcamp somente agora. A página do Swervedriver no Bandcamp é meio desleixada, a banda publica os álbuns sem muita informação e os principais discos da banda não estão disponíveis. Aparentemente eles enfrentam problemas de direitos para publicar a própria música. “I Wasn’t Born to Lose You” é apenas o 2º álbum em sua versão original que a banda publica no Bandcamp. O outro foi o mais recente “Future Ruins”.
Castlebeat – Worries
Um lançamento da Spirit Goth, micro-selo norte americano que nos deu o Tennis Club em 2019. Lo-fi com clima de Strokes e Los Hermanos, se isso é possível.
Os lançamentos de 24h.
Se por um lado o dia sem taxas do Bandcamp criou uma avalanche de lançamentos pela plataforma, atraindo inclusive bandas que não estavam lá, por outro lado inventaram uma modalidade de lançamento que não é maneira: os lançamentos relâmpagos. São lançamentos que ficam apenas 24h na plataforma, te obrigando a comprar. Dá para destacar dois deles – e nem adianta correr atrás porque a esta altura eles já foram deletados.
Um destes lançamentos relâmpagos tá desculpado porque é por uma boa causa: o selo Good Music fez o 2º volume de uma coletânea chamada “Good Music to Avert the Collapse of American Democracy” com 77 faixas inéditas de gente como Postal Service, Arcade Fire com David Byrne, o Colin Meloy do Decemberists fazendo uma versão para Echo & the Bunnymen, Pearl Jam, Feist (Nina Simone cover), Yeah Yeah Yeahs (Atlas Sound cover), Phoenix (Whitney cover), The Gossip, Bright Eyes, Perfume Genius, Fleet Foxes, War On Drugs, Yoko Ono Plastic Ono Band, Guided by Voices, PUP, Bob Mould, My Morning Jacket, Wolf Parade, TV on the Radio’s Tunde Adebimpe (covering Pink Floyd), Nada Surf, entre outros.
Apesar de ficar à venda por apenas 24h no Bandcamp, toda renda será revertida para o Voting Rights Lab, uma organização apartidária norte-americana, que zela pelos direitos dos cidadãos de votar. Em ano de eleição no EUA, com Trump no pleito, acho importante participar. Pelo visto, a Good Music só lança neste esquema 24h, então, se te interessou, segue o selo nesse link para ser avisado dos próximos lançamentos.
O outro lançamento relâmpago que é maneiro mas não tem arrecadação de grana para nenhuma causa e por isso não está desculpado, foram as demos do álbum “Deceiver” do DIIV que ficaram no ar por apenas 24h. Para não perder o próximo, segue a banda aqui.
Mais um round de lançamentos no Bandcamp por causa do dia sem taxas.