Ninguém sai da internet né?
E pior, todo mundo hoje em dia é ativista de teclado…
O midsummer madness foi atrás de ações simples para você fazer algo de bom enquanto está online.
Music Declares Emergency
é um grupo de artistas, empresas e profissionais que trabalham na música e se mobilizaram para agir a favor de um Mundo mais verde.
Diretamente inspirados pelo Extinction Rebellion e Culture Declares Emergency, o grupo propoe ações para quem trabalha com música.
Por exemplo, as sugestões para músicos e bandas vão desde reconhecer sua própria influência para comunicar a urgência dos fatos, seja conversando com fãs, criando eventos ou até compondo músicas, passando por dicas práticas de como tornar eventos menos poluentes. Por exemplo: só contratando empresas com certificados green, usando energia renovável, reduzindo uso de plástico e papel, exigindo reciclagem do lixo, etc..
Para selos e artistas eles sugerem produzir menos plástico e papel com os discos de vinil: uma bolacha de 140g é muito menos poluente que uma de 180g. Quando você clica em Actions, pode ver todas as sugestões divididas para artistas, selos, editoras, locais de shows, festivais, promotores de shows, empresários e até fãs!
O Foals lançou um vídeo para falar do assunto. Eles fazem parte do Music Declares Emergency. Além deles, outros 1250 assinaram, entre eles Jarvis Cocker, Kathleen Hannah, Massive Attack, Mogwai, Pastels, Pretenders, Hot Chip, Radiohead, Idles, The XX.
O midsummer madness assinou e vamos tentar por em prática tudo que eles sugeriram para selos. São mais 600 empresas! Tem Merge, Bella Union, Sub Pop, Sunday Best, Capitol, Cooking Vinyl, Crosstown Concerts, Decca, Domino, Great Escape, PIAS, Transgressive, Eat Your Own Ears, Rough Trade e mais um monte de gente legal.
Se você não tem banda, nem empresa, mas concorda com tudo, também pode assinar.
Contract for the Internet
Sir Tim Berners-Lee (aka, “o inventor da internet“) lançou uma espécie de Novos 10 Mandamentos da Internet. Se chama Contrato para a Web e funciona parecido com o Music Declares Emergency: você assina, endossando, e é isso. Dai em diante é contigo bonitão/bonitona de fazer a coisa valer.
Lançado mês passado, o Contrato para a Web foi pensado pela World Wide Web Foundation e começou com o apoio de mais de 160 organizações, incluindo Microsoft, Google, Facebook.
Princípio 1 – Garantir que todos possam se conectar à Internet
Princípio 2 – Mantenha toda a Internet disponível, o tempo todo
Princípio 3 – Respeitar e proteger a privacidade online fundamental e os direitos de dados das pessoas
Princípio 4 – Tornar a Internet acessível e acessível a todos.
Princípio 5 – Respeite e proteja a privacidade e os dados pessoais das pessoas para criar confiança online.
Princípio 6 – Desenvolver tecnologias que apóiem o melhor da humanidade e desafiem o pior.
Princípio 7 – Seja criador e colaborador na Web.
Princípio 8 – Construir comunidades fortes que respeitem o discurso civil e a dignidade humana.
Princípio 9 – Luta pela Web
Os três primeiros são direcionados aos Governos e Instituições, os princípios 4, 5 e 6 são dirigidos às empresas privadas e os três últimos devem ser seguidos por todos os cidadões. Se você parar para pensar, a coisa está completamente desarrumada em todos os princípios… Mas você pode tentar fazer algo e assinar aqui.
Ecosia
A proposta do Ecosia é simples: em vez de usar o Google para buscar informações, use o Ecosia. Toda vez que você faz uma busca no Ecosia, você está ajudando a plantar uma árvore.
Primeira coisa que você pensa é… será mesmo? Dai você entra no site deles e vê aonde eles estão plantando estas árvores e tem até vídeo, no Brasil inclusive!
Além disso eles garantem que os servidores do Ecosia só utilizam energia renovável (parece bobagem, mas os servidores do Google estão entre os maiores glutões de energia do planeta), prometem que jamais vão vender seus dados, que não usam rastreadores e que tornam anônimas todas suas pesquisas depois de uma semana!
O buscador existe há 10 anos, eu estou usando há mais de um mês e funciona bem. Para algumas coisas muito obscuras, ou muito locais (como bandas indie brasileiras) a procura ainda é ruim e às vezes lenta. Mas dai sabe o que eu faço? Escrevo “Google” no buscador do Ecosia, coloco mais uma árvore na conta e chego, meio torto, aonde eu quero. 😀
Como eles se sustentam? Todo mês, o balanço financeiro é publicado aqui.
São três coisas bobas que você pode fazer na próxima meia hora e tentar ajudar a salvar o Mundo.