Um dos melhores discos dos anos 90 é “Delaware” do Drop Nineteens. Saiu em 1992 com 10 faixas, incluindo os singles “Winona” e “My Aquarium” além da então ignorada mas épica “Kick the Tragedy”, uma faixa com quase 9 minutos de duração e que hoje é a música mais ouvida da banda no streaming.
Na capa de “Delaware”, uma adolescente segurando uma arma em frente a uma barbearia. Ninguém nunca soube dizer se a banda criou a imagem ou se ela foi tirada de algum filme obscuro. No clipe de “My Aquarium” a menina que aparece é parecida mas não é a mesma da capa de “Delaware”. Esta do clipe é a mesma da capa do single “Winona”.
O quinteto de Boston surgiu em 1991 quando os amigos de escola Greg Ackell (voz, guitarra) e Chris Roof (bateria) começaram a tocar juntos. O nome da banda veio de uma memória de infância de Greg, que se lembra de jogar brinquedos do 19º andar do prédio onde morava.
Greg e Chris recrutaram pela cena alternativa da Boston dos anos 90, Paula Kelley (voz, guitarra), Steve Zimmerman (baixo) e Motohiro Yasue (guitarra). Com essa formação gravaram o clássico debut, lançado no dia 1º de Janeiro de 1992 pelos selos Caroline nos EUA e Hut na Inglaterra.
Os singles “Winona” e “My Aquarium” entraram imediatamente na parada de sucessos indie nos dois países. “Kick The Tragedy” ficou esquecida por ser muito longa mas a música começou a ganhar projeção com o passar do tempo. Sua longa introdução instrumental é interrompida aos 5:25 minutos por um depoimento de uma adolescente relembrando a infância e contando como é estranho ter 19 anos. Tudo pára, uma bateria mantem o tempo, de novo instrumental. Outra parada brusca e quando a música volta, é tão bom como ouvir “Soon” do my bloody Valentine pela primeira vez.
“Delaware” traz também no final do disco uma versão para “Angel”, primeiro single gravado pela Madonna em 1984. Era a segunda cover que a banda gravava, a primeira havia sido “Mandy”, música de Scott English, originalmente chamada “Brandy” (1971) que ficou famosa na voz de Barry Manilow em 1974. A versão de “Mandy” foi lançada no EP “Your Aquarium” era a versão “acústica” da faixa título, a mesma que aparecia em “Delaware”. Só que no mesmo EP uma outra versão, chamada “My Aquarium (Second Time Around)” é mil vezes melhor (o Cigarettes costumava inclusive tocar esta versão em seus shows). Porque a versão “acústica” no álbum?
Toda essa confusão criava, pelo menos para mim, um mistério sedutor no Drops Nineteens. É como se eles fizessem tudo ao contrário do que o manual mandava e, ainda assim, chegaram ao Reading Festival e ao Lolapalooza (que em 1993 ainda eram relevantes), gravaram sessões com John Peel na BBC e abriram shows para o Hole, Smashing Pumpkins e PJ Harvey.
Talvez tenha sido demais.
Em 1993, o Drop Nineteens começou a gravar um 2º álbum e, pouco se sabe o que exatamente aconteceu, mas o fraco “National Coma” que saiu naquele ano trazia apenas Greg e Steve e uma formação totalmente diferente, com Megan Gilbert (vocais, guitarra), Pete Koeplin (bateria) e Justin Crosby (guitarra).
A banda acabou em 1995.

Greg e Steve se reencontraram em 2021 e começaram a fazer músicas novas. A formação original com Paula, Motohiro e Chris se juntou a eles e o 3º disco está pronto. “Hard Light” vai ser lançado dia 03 de Novembro de 2023 via Wharf Cat. O 1º single, muito promissor, se chama “Scapa Flow”:
Uma pequena turnê deste novo disco começa nos EUA dia 10/Novembro. Pela internet circulam rumores que a banda também deve lançar uma coletânea com músicas pré-“Delaware” intitulada “1991”. Esta música que está no YouTube e aparentemente foi veiculada na rádio KEXP, é uma destas raridades:
Mais informações aqui