Uma de nossas bandas recentes favoritas, o DIIV (pronuncia-se /daive/) anunciou hoje o lançamento de seu terceiro álbum. “Deceiver” sai dia 04 de Outubro pela Captured Tracks, o mesmo selo que lançou seus dois álbuns anteriores.
A primeira faixa, “Skin Game” já está disponível em todas as plataformas de streaming, o título de todas as 10 faixas e a pré-venda do álbum já estão no Bandcamp do selo:
A faixa traz menos pedais, menos efeitos e é um pouco mais direta que o DIIV etéreo que estamos acostumados. A produção de “Deceiver” ficou a cargo do produtor Sonny Diperri (pupilo de Alan Moulder e Flood, já trabalhou com Dirty Projectors, STRFCKR, Animal Collective, Nine Inch Nails, Protomartyr).
Em seu Bandcamp, Zachary Cole Smith (voz, violão), Andrew Bailey (guitarra), Colin Caulfield (baixo) e Ben Newman (bateria) compartilharam suas impressões sobre a volta do DIIV, que estava em stand by desde que Cole se internou numa clínica de reabilitação no começo de 2017.
Lá, Cole comenta que o novo single “é um diálogo imaginário entre dois personagens, que pode ser eu mesmo ou pessoas que conheço. Eu passei seis meses em várias clínicas diferentes no início de 2017. Eu vivia com outros adictos. Quando você está em recuperação, há muitas perguntas como Quem somos nós? O que é esta doença? Nosso último registro (Is The Is Are, 2016) era sobre recuperação, mas eu sinceramente não embarquei naquilo. Decidi viver em minha doença. ‘Skin Game’ analisa de onde vem a dor. Estou olhando para as experiências políticas pessoais, físicas, emocionais e mais amplas que alimentam o ciclo de dependência de milhões de pessoas”.
O texto também cita que Cole conhece todos na banda há dez anos, mas juntos como DIIV há somente cinco anos e revela que “Deceiver” é a primeira vez que eles criam um disco como banda, com Colin trazendo demos, escrevendo ao lado de Cole, e todos finalizando cada música.
Atualização em 18/09: saiu o primeiro videoclipe da banda depois de seis anos. “Blankenship” gravado na Califórnia, foi dirigido por Sean Stout (Deafheaven, Death Grips, Trash Talk).
Assista: