Em 1980 surgia a Axis, gravadora criada por Ivo Watts-Russell e Peter Kent. O nome era uma referência ao álbum de Jimi Hendrix, “Axis: Bold as Love”. Você provavelmente não conhece esse selo por seu nome original já que, depois de 4 singles lançados, a Axis virou 4AD. Ao completar 41 anos, o selo britânico celebra lançando a coletânea “Bills & Aches & Blues”, com bandas de seu catálogo tocando versões de outras bandas da 4AD.
São 18 regravações que estão divididas em 4 “EPs” no streaming. O primeiro EP abre com uma versão synthpop millenial de “Where’s My Mind” (Pixies) por Tkay Maidza, que eu não conheço mas lembra uma popzêra tipo Lorde. Outros destaques são as U.S. Girls tocando “Junkyard” do Birthday Party (a faixa mais antiga da coletânea, de 1981) e as Breeders revendo “The Dirt Eaters” do His Name Is Alive, banda do dono da 4AD.
Aliás as Breeders foram a banda mais lembrada, com três versões: “Cannonball” por Tune-Yards no EP 2, “Mountain Battles” por Bradford Cox (do Deerhunter) no EP 3 e “Off You” por Big Thief no EP 04. Não deixa de ser um trunfo para Kim Deal, num catálogo que tem Pixies, Cocteau Twins, Bauhaus, The National, Ariel Pink, Blonde Redhead e outra dezena de bandas boas.
A versão para “Cannonball” é disparada a melhor, mesmo sem poder ouvir o EP 4 ainda.
Pixies e Grimes foram as outras bandas mais lembradas, com duas músicas cada. Além da já citada “Where’s My Mind”, o duo Bing & Hunt fez versão instrumental nada a ver para “Gigantic” no EP 2. Algumas músicas pouco conhecidas também tiveram espaço como “Seabird” do Air Miami revisto por Maria Sommerville e um B-side do Lush, a faixa “Sunbathing”, por Jenny Hval.
Não deixa de ser impressionante que Pale Saints, Camera Obscura, Dead Can Dance, X-Mal Deutschland, Mojave 3, Red House Painters, Cocteau Twins e várias outras bandas do catálogo da 4AD não tenham sido lembradas. O resultado geral da coletânea, apesar de caprichar no exótico e experimental que sempre estiveram no DNA da 4AD, é de mediano para fraco, uma decepção para um selo tão rico.
O título “Bills & Aches & Blues” foi tirado da letra de “Cherry-Coloured Funk” do Cocteau Twins. A versão em vinil e CD sai dia 23 de Julho. Pro final do ano, a 4AD está anunciando uma caixa de vinis, sem muitos detalhes se haverão novas versões. Todas as receitas geradas nos primeiros 12 meses serão doados ao The Harmony Project, um programa para crianças de comunidades de Los Angeles que não têm acesso a aulas de artes ou música.