Aconteceu tudo no mesmo dia: ouvir esse novo EP do Blonde Redhead e assistir a “Paterson” de Jim Jarmusch. Faça isso e você verá beleza em pequenas coisas, como se propoe o filme novo de JJ.
“3 O´Clock” tem apenas 4 músicas e saiu agora, em março, dois anos depois do último álbum. “Bárragan” foi um dos discos mais eletrônicos e sensoriais (me falta um adjetivo melhor) do trio novaiorquino formado pelos gêmeos Amadeo e Simone Pace e a japonesa Kazu Makino. Já o EP segue outra linha, mais orquestral e serena. Consta que em 2016 o trio fez uma extensa turnê tocando o clássico de 2004 “Misery is a Butterfly” acompanhados de um quarteto de cordas. As novas sonoridades dessa releitura animaram a banda a compor as músicas do EP. A presença constante de cordas como violoncelo, violinos, violas, além de clarinetes, trompetes e flauta acariciam o legado eletrônico do último disco do Blonde Redhead.
A faixa título abre o EP com a voz aconchegante de Kazu e imediatamente as cordas se fazem presentes enquanto ela canta sobre um rapaz que não se chama Johnny. Com mais de 25 anos de carreira, o Blonde Redhead tem uma discografia de belos serviços prestados ao barulho mas neste EP é a delicadeza e a melancolia que encantam. Assim como no filme de Jarmusch, afaste-se do mundo e preste atenção na doçura e no aconchego.
O Ep foi gravado com a ajuda do quarteto de cordas ACME (American Contemporary Music Ensemble) e do violonista Eyvind Kang, que já havia trabalhado com a banda em “Misery Is A Butterfly”. A 2ª faixa, “Golden Light” ganhou um belíssimo videoclipe de tons surrealistas, brincando com cores de vídeo, o padrão RGB (vermelho, verde e azul)
“Where Your Mind Wants to Go” funcionaria perfeitamente como trilha do filme de Jarmusch, com a banda perguntando o que você faria se você tivesse uma hora só para você, onde sua mente iria. Fica fácil se arrepiar com o trumpete ao fundo te chamando “Time is what you’re needing / If I wake you, you might feel too loud / Love is what you’re seeding / It’s where your mind wants to go” (Tempo é o que você está precisando / Se eu te acordar, você pode se sentir incomodado / Amor é o que você está semeando / É aonde sua mente quer ir). E conclui que, se tivesse esse poder te daria um hora. Urgente mas sereno, como o filme.
“Give Give” fecha o EP com a mesma melancolia e serenidade, adornado pelo violino e o violoncelo acompanhando as calmas batidas eletrônicas enquanto uma guitarra rabisca a música, que fecha borbulhantemente psicodélica. Uma delícia de trilha para caminhar no parque da cachoeira em Paterson.
Ouça o EP, veja o filme e simplifique, a beleza está nos olhos e ouvidos de quem se dispoe a percebê-la.
Ouça o EP ...
Melancólico e singelo EP com 4 músicas do trio novaiorquino Blonde Redhead, um dos lançamentos de 2017 mais recomendados para se isolar.