Na viagem de 15 dias ao Chile em 2011, um dos destinos era o Deserto do Atacama. Fomos no final de Outubro, ainda primavera, quando não é tão frio. Visitar o Atacama é uma das viagens mais legais para se fazer na América do Sul e não é cara.
Serão muitas postagens sobre o Atacama no PackListing, mas esta aqui é uma dica de como chegar lá rápido. Existem ônibus saindo de Santiago direto para San Pedro de Atacama, o vilarejo onde você deve ficar para conhecer o Deserto. As duas principais companhias são a Turbus e a Pullman Bus, ida e volta variam de CP$60.000,00 (cadeira normal) a CP$110.000,00 (leito), o que dá aproximadamente R$270 a R$500 (valores e cotação de setembro/2013) para 22h a 24h de viagem, cada perna. Ou seja, com pouco tempo, decidimos que não valia a pena perder 2 dias na estrada para ir e voltar.
Resolvemos ir de avião. Com uma pequena pesquisa, descobrimos a Sky Airline, uma empresa chilena muito simpática e bem mais barata que a gigante LAN. Outra opção é a Principal Airlines ou PAL, mas na época que fomos, os horários dos vôos não eram muito bons. Você deve voar de Santiago para Calama, o aeroporto mais próximo de San Pedro do Atacama.
(Atualização 2018: a PAL não existe mais; a Sky agora voa do Brasil para Santiago, o que significa que você pode comprar passagem direto do Rio ou Florianópolis para Calama, fazendo conexão em Santiago. A antiga LAN, atual LATAM, tem vôos frequentes de todo Brasil para o Chile, fazendo conexão em Santiago)
Bem, aeroporto é modo de dizer, na verdade é um Aeroclube. Mas isso é o que menos se nota ao chegar, o cenário em volta é deslumbrante. A sensação é de estar pousando na lua. A pista de pouso é interminável e não há nada em torno. Uma vastidão absolutamente plana. Você está no Deserto do Atacama!!!
Mesmo sendo a maior cidade da região, Calama lembra uma pequena cidade do interior. Seguindo a fama do Deserto do Atacama, é a cidade com menor índice de chuvas, algo em torno de 5 mm por ano. Para se ter uma ideia, a média anual do Sertão Nordestino é de 300 mm.
Voltando ao vôo, o site da Sky tinha duas ou três opções de horários, que comprados com antecedência, estavam com preços muito semelhantes aos das passagens de ônibus. Nossa sugestão é que você pegue um vôo pela manhã, para fazer o traslado entre Calama e San Pedro com calma e durante o dia.
A viagem de avião dura apenas 1h30 a 1h45. Pegamos o vôo das 8h que era direto a Calama, e ainda realizado num velho Boeing 737-200 (os mais novos são de 1969). Compramos as passagens do Brasil pagando via PayPal. Recebemos a confirmação meio esquisita, sem nenhum localizador. Mandei email e responderam imediatamente confirmando o vôo. Não tivemos problema algum com check in e o avião apesar de velhinho, estava em excelentes condições (a novidade é que a Sky renovou toda sua frota, agora com Airbus A319, e que o site permite compra e confirmação igual a qualquer outra cia aérea).
Calama é uma cidade alta, fica a 2200 m acima do nível do mar. Ao chegar no aeroporto, pegue um táxi ou uma van para o terminal rodoviário de onde sai o transporte para San Pedro de Atacama. Demora 15 a 20 minutos do aeroporto até a cidade e em média, 1h30 de ônibus ou van de Calama até San Pedro do Atacama. Se você chegar no horário comercial, não se preocupe pois ônibus e vans saem de 1h em 1h para San Pedro.
Passagens compradas, entre no ônibus e sente-se na janela porque as paisagens que você verá dai em diante vão mudar a sua vida.
Lista de transporte no Atacama:
- Aeroporto de Calama: divirta-se, você chegou na Lua! Passagens por até CP$100.000,00 ida e volta
- Chegou rápido? Agora desacelere: San Pedro de Atacama fica a 2800m, faça tudo devagar no 1º e 2º dias para evitar o mal da altitude. Ande a passos de formiguinha.
- Em San Pedro, no 1º dia de slow motion, perca um tempo cotando todos os passeios e pechinchando nas diversas agências de turismo local. Vans, Pick-Ups 4X4 e micro-ônibus serão os seus meios de transporte nos próximos dias.
- O momento mais hardcore vai ser seu passeio aos Geisers del Tatio: saindo às 3h30 da madruga você vai estar enjoado de sono e altitude. E pode piorar: por causa da estrada com trechos arenosos, os motoristas são radicais subindo de micro-ônibus a 80km/h. Chegando lá, quase 4300m de altitude e geralmente temperaturas abaixo de zero antes do nascer do Sol. Mas vale o sofrimento!
- Em San Pedro, existem bicicletas para alugar. Não arriscamos pela falta de fôlego. Mas, se sobrar tempo quando você já estiver acostumado com a altitude, arrisque-se.
Para ouvir aterrisando no deserto:
Scenic, Ionia, do disco Acquatica
Entre 2013 e 2014, Rodrigo e Tatiana Lariú acharam que podiam ter um blog de viagens. Ele chegou a existir mas nunca foi divulgado: Packlisting. Resolvemos pegar os pequenos textos e fotos lá publicados e colocá-los aqui