Também na viagem de 2011 ao Chile, alugamos um carro econômico com GPS em Santiago para conhecer Valparaiso e Viña del Mar. Afinal, apenas 120 Km separam as duas cidades.
Afinal, são apenas 120 Km que separam seus pés do Oceano Pacífico!
Valeu super a pena. A estrada é ótima, bem sinalizada. Saímos de Santiago nublado e com chuva, bem cedo. Pegamos algum trânsito na saída da cidade mas foi super fácil com a Lupita (nosso GPS alugado) nos guiando. Uma hora depois: bem menos trânsito na Ruta 68, céu azul e as belíssimas paisagens do Valle de Casablanca, com algumas vinícolas.
Mas como vocês já sacaram, no PackListing fazemos posts beeeem específicos e algumas listas. Este post é sobre uma agradável surpresa na viagem de volta de Viña Del Mar: a paisagem.
Como fomos em outubro, ainda estava friozinho, o que somado a temperatura das águas do Pacífico, fez com que nem cogitássemos levar roupas de banho. No dia anterior também havia chovido bastante. E justamente por causa destas condições, de volta a Santiago, depois de cruzar uma colina, eis a paisagem que nos deparamos:
… a cordilheira dos Andes absolutamente nevada!!! Dai pra frente foi difícil prestar atenção na estrada. No retrovisor, o por do Sol, a nossa frente, os Andes em todo seu esplendor.
Santiago é rodeada pelas Cordilheiras, da cidade você tem uma excelente visão. Mas na estrada de Viña Del Mar / Valparaíso, os Andes ainda são gigantescos e imponentes. Você tem uma visão de ângulo mais aberto que impressiona.
Lista para curtir e estrada de Santiago a Valparaíso:
- Fuja dos passeios contratados: alugue um carro econômico. É super barato, você fica livre para passear em Valparaíso e ainda ganha esta vista de presente na volta. A maioria das locadoras aceita carteira de motorista do Brasil.
- Alugue um GPS! A saída de Santiago é enjoada, como em qualquer cidade grande. Além disso você é sempre avisado sobre os radares. A Lupita (como apelidamos nosso GPS) ainda te ajuda nas aulinhas de español. (Atualização 2018: se você puder usar seu plano de dados do telefone brasileiro, um Google Maps deve resolver)
- Chegando em Valparaíso, estacione seu carro no centro e aproveite os ônibus elétricos públicos. O bacana de Valpa é subir na parte alta da cidade usando os ascensores. Não é fácil (nem charmoso) chegar lá de carro. É uma cidade pequena, caminhe, você não vai ter problemas.
- Em seguida vá para a “cidade rica” que é Viña del Mar. Pare para uma foto no Hotel Del Mar (antigo Hotel O’Higgins – Plaza Colômbia con Calle Perú), você vai se sentir na década de 40.
- Siga pela avenida litorânea (Avenida Jorge Montt, depois Avenida Borgoño), estilo easy rider, até o fim. As paisagens são belíssimas. Pare em uma das praias para por seus pés no gelado Oceano Pacífico. Volte para Valparaíso e pega a Ruta 68 de volta a Santiago ainda com dia claro para poder ver (dependendo das condições climáticas) as belas paisagens que inspiraram este post.
Pequena playlist para este por do sol nesta pequena road trip:
The Thrills – Big Sur
Tahiti 80 – Big Day
Velvet Underground – Who Loves the Sun
The Whitest Boy Alive – Dead End
Entre 2013 e 2014, Rodrigo e Tatiana Lariú acharam que podiam ter um blog de viagens. Ele chegou a existir mas nunca foi divulgado: Packlisting. Resolvemos pegar os pequenos textos e fotos lá publicados e colocá-los aqui