Dois dos mais importantes fanzineiros brasileiros, Márcio Sno e Renato Donisete estão entre os editores de um fanzine especial sobre Odair José, o Odair Jozine, que será lançado no próximo sábado em São Paulo. Além de Sno e Donisete, os também zineiros Jean Marim e Renato Lauris Jr montaram um zine de 24 páginas com textos falando sobre o Odair pouco conhecido: perseguido pela ditadura, persona non grata na igreja e crítico mesmice da música popular brasileira. Além dos 4 editores, também ajudaram Hegberto Emiliano e Nayara Konno, vulgo Duo Demodê, que preparou versões de músicas do Odair e que podem ser ouvidas via QR Code no zine e também aqui neste link.
Seguindo o DNA de um fanzine (fan+magazine, heim? heim?), o Odair Jozine é um mimo que deve interessar aos fãs do “terror das empregadas” e também aos que ainda não conhecem a fundo a obra de OJ.
Você pode descobrir, por exemplo que Odair foi o segundo artista brasileiro mais censurado durante a ditadura, perdendo apenas para Chico Buarque. O zine abre com uma reprodução do ofício do Ministério de Justiça brasileiro negando a reprodução de uma de suas músicas. O texto “Odair José, o Subversivo” toma várias páginas do zine e tem cara de texto acadêmico, mas traz muitas informações bacanas.
Lendo o Odair Jozine você acaba conhecendo melhor o tal “Bob Dylan brasileiro”, como alguns gostam de chamar, e descobre que Odair é um dos artistas mais corajosos do país, sempre metendo o dedo na ferida e falando de temas espinhosos. O zine ainda destaca ainda um de seus discos mais polêmicos, “O Filho de José e Maria” lançado em 1997 com críticas abertas à Igreja Católica e que por isso foi completamente ignorado na época de seu lançamento.
O lançamento ocorrerá na Ugra, loja de publicações independentes de São Paulo, que também ajudou a publicar o zine. No mesmo dia rola um pocket show com o Duo Demodê executando clássicos de Odair José em voz e violão.
Lançamento do fanzine Odair Jozine
4/fev de 2017, a partir das 16h
Local: Ugra – Rua Augusta, 1371 – loja 116 – São Paulo / SP (Telefone: 3589-5459)
entrada gratuita / preço do fanzine: R$ 10,00
O Odair Jozine tem apenas 100 exemplares na primeira tiragem. Então, se você não vai comparecer e quer comprar o Odair Jozine, entre em contato com o Márcio Sno que ele providencia sua cópia.