Selecionamos 20 videoclipes para você ficar sabendo das novidades…
Não, a ideia aqui no midsummer madness não é falar antes que todo mundo ou ficar refém dos lançamentos. Se der na telha, a gente vai escrever sobre um disco foda de 2013, então não se acostume mal.
Acontece que nestas últimas 2 ou 3 semanas, um monte de bandas relevantes deram as caras nos music videos, tipo Dinosaur Jr., Blonde Redhead, Spoon, Shins, Flaming Lips (já o 3º videoclipe do álbum novo), The XX, The Coral, Afghan Whigs (é ruim, já adianto) e essa coincidência gerou este artigo. Como o tempo de atenção do ser humano hoje em dia é menor do que o de um Gold Fish, colocamos este título oportunista. Vinte clipes foi uma coincidência, podem ser 18 quando você perceber que existem versões da mesma música.
Mas de novo, não se acostume mal. Isso não vai rolar sempre.
São 20 videoclipes de artistas relevantes que estão lançando música nova, boa e ruim. Também incluímos nomes novos, como Tashaki Miyaki, Molly Burch, This Other Kingdom. Apenas videoclipes lançados entre fevereiro e março de 2017, ou seja, novíssimos. Divirta-se.
1) Amber Arcades
Um dos melhores discos de 2016 foi “Fading Lines” da holandesa Amber Arcades. Pois ela acabou de lançar uma música nova, com videoclipe, que mantém o bom nível da mistura de guitarras e drone. É meio um lyric video mas a música vale à pena.
2) Blonde Redhead
E quem voltou a dar o ar da graça é o trio Blonde Redhead, com o EP “3 O´Clock“, depois de quase 2 anos desde o último álbum “Barragán”. E o videoclipe para “Golden Light” é uma obra-prima da boa fotografia e iluminação. O diretor Virgilio Villoresi brinca o tempo todo com os efeitos do verde/azul/vermelho que compoem os tons básicos da emissão de luz, o famoso RGB. A banda afirma que não houve pós produção no videoclipe, o que, se for mesmo verdade, torna a obra ainda mais fantástica.
3) Tashaki Miyaki
Apesar do nome nipônico, Tashaki Miyaki é de Los Angeles. Esse videoclipe foi dirigido pelo ator e diretor James Franco e a música estará no álbum de estreia da moça, “The Dream”. Recomendado para quem faz a linha Galaxie 500, Mazzy Star, The Sundays.
4) Molly Burch
Seguindo a linha, o que promete muito entre os melhores discos de 2017 é “Please Be Mine” da Molly Burch, lançado pela gravadora Captured Tracks. (obrigado pela dica Marina!). Meio motown, girl-groups dos anos 60, meio Mazzy Star, uma fofura.
5) Singapore Sling
Singapore Sling está lançando disco novo, o nono de sua carreira, intitulado “Kill Kill Kill – Songs About Nothing”:
6) The XX
The XX continua a despejar videoclipes para divulgar o recém lançado e enjoativamente pop “I See You“. O estranho deste clipe é que ele traz uns takes em close da banda tocando que parecem uma produção anos 80, à la Erasure, Fine Young Cannibals, Everything But the Girl. Mas veja até o final porque tem um beijinho fofo.
7) Future Islands
Eu tenho altas reservas com Future Islands… acho que a banda tem até boa vontade mas que eles fazem mais mal do que bem quando são rotulados de indie… Mas ai vai o clipe novo, música do próximo álbum “The Far Field” a ser lançado pela respeitável 4AD.
8) The Shins
Na área do indie-pop, The Shins lançou disco novo, o quinto da carreira, intitulado “Heartworms”, que a julgar por esse clipe é enjoadinho. Ainda vou ouvir.
Eu detestei menos a versão Flipped desta mesma música, que também tem clipe.
10) British Sea Power
Quem tá lançando singles é o British Sea Power, e dois singles novos tem videoclipe. O mais recente é esse ai embaixo. A música é um britpop meio glam, à la Pulp, mas bem 2ª categoria. Ah, e “Sechs Freunde” vem do alemão e significa seis amigos… não vai pensando besteira.
11) Spoon
Esse aqui você já sabia né? Spoon, disco novo “Hot Thoughts” a caminho pela Matador.
12) Chastity Belt
Chastity Belt, do estado de grunge de Washington, vai lançar seu próximo álbum em junho, previamente intitulado “I Used to Spend So Much Time Alone” e soltaram “Different Now” como 1º single. O videoclipe é uma engraçada homenagem ao clipe de “Hunger Strike” do Temple of the Dog.
13) Afghan Whigs
Falando nisso, o Afghan Whigs era bom quando era grunge. Depois que a banda se entregou às suas raízes soul, ficou tipo um Maroon 5. Tá, me crucifiquem mas eu estou postando este clipe apenas por amor à causa porque a música é fraca. Destaque vai para o performer Harr Mar Superstar. Vai estar no próximo álbum, “In Spades”, o 8º da carreira de Dulli & Cia, o 2º depois da reunião, e via Sub Pop, gravadora que revelou a banda nos anos 90.
14) Dinosaur Jr.
J. Mascis lançou em 2016 o coerente álbum “Give A Glimpse of What Yr Not”. Deste disco, acabou de sair mais um videoclipe: “Knocked Around”, em preto e branco, super slow motion, mesmo quando a música acelera. É engraçado ver detalhes de J, Lou e Eric no palco, bem como Mascis fazendo carão pra câmera (imagem que abre esta matéria). É um vídeoclipe preguiçoso mas é Dinosaur Jr.
15) Beach Slang
Saudades do college rock norte americano dos anos 90? Pixies, Buffalo Tom, Nada Surf? Então escuta o álbum “A Loud Bash of Teenage Feelings” do Beach Slang, de 2016. Começa por este clipe que eles lançaram semana passada.
16) Flaming Lips
Vou repetir aqui um desabafo de facebook de dias atrás: respeito e continuo a admirar mas não entendo, nem gosto tanto dos últimos Flaming Lips. O disco mais recente, “Oczy Mlody” já tem 3 videoclipes, todos muito loucos, coloridos e ainda assim com cara de homemade. Claro que vale a pena ouvir/ver.
17) Moon Duo
O Moon Duo lançou um álbum em 2017 que deve agradar fãs de Spacemen 3 e Suicide: “Occult Architecture Volume 1” de onde vem uma animação pra lá de psicodélica do videoclipe “Cold Fear”.
E como se não fosse o suficiente, 6 semanas depois, outra animação super colorida, só de que uma música nova, que não está no disco. Spacemen 3 puro!
19) The Coral
O combo hard rock psicodélico The Coral não acertou a mão no disco que lançou em 2016, “Distance Inbetween“. Deste disco vem o videoclipe “Holy Revelation”, com imagens saturadas da banda tocando. Só para os entusiastas.
20) This Other Kingdom
Na mesma linha do Coral, mas a conferir, tem clipe bacaninha dos ingleses This Other Kingdom, que anuncia 2º álbum pelo selo inglês especializado em psicodelia e shoegaze Wrong Way. O vocalista me incomodou um pouco: lembra The Mission.
Pra terminar, eu duvido que você ainda assista videoclipe na televisão, mas vários destes videoclipes já passaram no Interferência Fuzz, programa que é exibido na PlayTV toda quarta, 11h30 da manhã e domingos 10h30. Isso porque eu sou a favor de ocupar todos espaços possíveis.
Me lembro que há um tempo atrás a Oi FM tinha uma chamada muito criativa no ar: “você aqui? escutando rádio?” O mesmo vale para o Fuzz: porque não ser surpreendido por boa música na TV?